O atendimento à distância (online) é uma nova modalidade de ajuda que utiliza as vantagens da Internet e das tecnologias de informação, permitindo a comunicação entre o cliente e o profissional no momento ou em diferido, contribuindo dessa forma para a mudança na vida do cliente. Alguns estudos têm observado que pode ser uma forma poderosa de intervenção, e um agente de mudança rápida e efectiva na vida da pessoa. Isto porque se tem observado que a modalidade online estimula intensamente a projecção e as características psico-dinâmicas da díade, o que estimula muito a eficácia e rapidez da intervenção (Suler, 1996).
Tem sido também constatado que as pessoas que comunicam online vão mais directamente ao assunto fulcral de suas preocupações, o que agiliza a intervenção. Vários estudos têm demonstrado a potencialidade desta área, revelando que esta abordagem clínica realizada com o suporte de Internet é mais eficaz do que o não tratamento e tão eficaz como a abordagem face-a-face (Emmelkamp, 2005; Eaton, 2005).
VANTAGENS do atendimento à distância (online) :
Tem a possibilidade de ser acessível à maior parte das pessoas que normalmente não têm possibilidade de recorrer a ajuda profissional por impossibilidade de deslocação, de tempo, de meios económicos, etc.
É mais segura confidencial e privada, dado poder decorrer num contexto anónimo ou pseudo-anónimo se for essa a vontade do cliente.
DESVANTAGENS do atendimento à distância (online)
A não existência de comunicação não-verbal poderá diminuir a riqueza da informação trocada pelo que é importante os participantes comunicarem num nível compreensivo equivalente.
QUE PROBLEMAS PODE AJUDAR A RESOLVER?
- Depressão
- Perturbações de ansiedade
- Alterações de humor
- Perturbações do sono
- Obsessões
- Fobias
- Medos
- Perturbações do Comportamento
- Consequências psicológicas do adoecer físico
- Dificuldades de realização na vida
- Dificuldades no estudo e no trabalho
- Problemas de relacionamento
- Necessidade de melhor conhecimento de si próprio
- Problemas sexualidade
- Ideação Suicida
- Dependências
- Entre outros ...
COMO FUNCIONA o atendimento à distância (online)?
A consulta online é realizada por mim, Maria de Jesus Candeias, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta (com especialização e experiência na área clínica).
A consulta online pode utilizar os seguintes suportes à escolha do cliente:
Telefone (ligação gratuita para o telefone da rede fixa que o cliente indicar ou ligação efectuada pelo cliente para o numero a indicar)
Conversação (chat) com voz através de Internet com microfone (Skype), ou msg
Para marcar consulta deve enviar e-mail para jesuscandeias@gmail.com ou contactar para o 96 23 62 861 informando:
Nome e Idade
Motivo de consulta
Seus dias e horários disponíveis
Meio de contacto preferido de acordo com as opções apresentadas (telefone fixo, ligação para o nosso número, conversação escrita, de voz ou videoconferência (Skype ou Msn).
O cliente pode adquirir sessões (escrita, voz, videoconferência, telefone ou email) à medida que o tratamento se for desenrolando.
Após recebermos o seu pedido e ter efectivado o respectivo pagamento, irá receber um e-mail nosso com a indicação de que poderá marcar o dia e a hora da sua consulta na nossa agenda online. Caso tenha escolhido a opção de email irá receber um email nosso com instruções.
Tabela de honorários
Formas de pagamento:
Depósito ou transferência bancária
O cliente deverá depositar (ou transferir) o valor correspondente à opção que pretende escolher e enviar-nos por correio ou email para o comprovativo da transacção bancária.Dados bancários para pagamento por depósito directo ou transferência bancária serão fornecidos posteriormente ao contacto do cliente.
Envio de cheque para a nossa morada:
Dra. Maria de Jesus Candeias
POclínica do Areeiro Av. Guerra Junqueiro, nº 15, 2º andar
1000-166 LISBOA
Após a recepção do comprovativo de pagamento será enviado pelo correio para a morada indicada pelo cliente e de acordo com os dados de facturação disponibilizados, a respectiva factura.
CONFIDENCIALIDADE
Tal como na situação face-a-face, o acompanhamento psicológico online é sujeito a critérios de confidencialidade que abrangem toda a informação trocada entre cliente e profissional. Porém, o uso de procedimentos electrónicos chama a atenção para alguns perigos involuntários que podem ocorrer:
O cliente pode acidentalmente enviar um e-mail confidencial para um outro destinatário. A solução é ter uma preocupação redobrada em verificar o endereço antes de fazer o envio do e-mail bem como reduzir ao mínimo o material de identificação constante no e-mail, ou encriptar a informação.
Acesso não autorizado ao e-mail do cliente potenciado pelo facto de que com frequência os computadores são partilhados. Ter por isso algum cuidado em não partilhar o computador com que este serviço é prestado ou ter especial cuidado se o tiver de fazer.
A psicologia online encontra-se internacionalmente devidamente enquadrada em termos legais. Profissionalmente ela é orientada pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO) e pela American Psychiatric Association.
A ISMHO foi fundada em 1997, tem como missão promover a compreensão, o desenvolvimento da comunicação online a nível da saúde mental, delineando um código de conduta a ser seguido por todos os profissionais que trabalham nesta área online. Possui um grupo de discussão de casos para aprofundamento do estudo de casos clínicos que usam o suporte online e aperfeiçoamento das metodologias de intervenção.
Encontrei o seu Blog, numa pesquisa doutra natureza,curiosamente temos nomes pessoais iguais,daí não resistir a ver um pouco do seu Blog que acho deveras interessante pelos assuntos abordados, e os esclarecimentos nele contidos.
ResponderEliminarDesejo de dias felizes, e boas consultas.
jesus