terça-feira, 19 de setembro de 2017

Psicoterapia Online



Porquê a Psicoterapia Online?
Por um lado, a globalização do mercado de trabalho, a  internacionalização de muitas empresas com representações  em vários países do mundo, fez com que o local de trabalho de muitos pacientes meus, e seguramente de outras pessoas, passasse a ser a o “ Mundo” e não apenas uma “Cidade”. Neste cenário experienciei que na nossa realidade laboral actual, não era possível aos meus pacientes, escolher um Psicoterapeuta fixo numa cidade, nem fazer um acompanhamneto Psicoterapeutico regular se não houvesse outra forma de nos comunicarmos.  Senti a responsabilidade de não os deixar sós, e o dever de  os acompanhar no seu percurso profissional que a organização social  dos dias de hoje lhes exigia. Embora com dúvidas inicias sobre o que seria esta relação virtual, e qual a sua eficácia, percebemos que nada seria pior do que interromper o seu processo psicoterapêutico.
Por outro lado, a emigração de muitos jovens adultos nos últimos anos, e os desafios emocionais que estas experiências lhes trouxeram, as perdas das famílias, a solidão num mundo desconhecido, traduziram-se num aumento significativo da procura de consultas online, com um argumento comum:  a necessidade de encontrar um Psicoterapeuta  que falasse a sua língua e compreendesse a realidade social e cultural das suas vivências. Razões essas que compreendi e fundamentaram a minha decisão de aderir a este processo.
Passados  alguns anos, fazendo um balanço baseado na minha  experiência empírica, posso assegurar-vos que consegui, nestes casos, construir com os meus pacientes, uma relação tão íntima e profunda quanto a estabelecida numa psicoterapia face-a-face. Os resultados foram igualmente positivos e significativos.
O QUE É o atendimento à distância (online)?
A consulta feita online (videoconferência) é uma consulta realizada à distância, cuja principal vantagem reside no facto do cliente não necessitar de se deslocar às nossas instalações.
Reservo esta modalidade a pessoas residentes em locais isolados, pessoas com mobilidade reduzida, emigrantes ou expatriados, podendo ter como motivos a distância, doença ou qualquer outra razão que impeça a presença no espaço físico do consultório.

A consulta decorre com as mesmas condições e regras de ética e deontologia de uma sessão convencional.

Quais são as suas principais Vantagens?
1) Tem acesso a um especialista se estiver a residir num país em que os serviços não se encontram disponíveis em português.
2) Usufrui de grande flexibilidade horária ao poder realizar marcações online.
3) Economiza tempo e outros gastos, ao evitar deslocações.

O que necessita para Fazer uma Consulta Online?

1) Um computador, tablet ou smartphone
2) Ter o software SKYPE instalado (http://www.skype.com/) ou outro programa a combinar
3) Procurar/adicionar o profissional no SKYPE – maria.jesus.candeias2
4) Estar num ambiente reservado para garantir que não é interrompido durante a  consulta
Desvantagens do atendimento à distância (online)
A não existência de comunicação não-verbal poderá diminuir a riqueza da informação trocada pelo que é importante os participantes comunicarem num nível compreensivo equivalente.

QUE PROBLEMAS PODE AJUDAR A RESOLVER?
·               Depressão
·               Perturbações de ansiedade
·               Alterações de humor
·               Perturbações do sono
·               Obsessões
·               Fobias
·               Medos
·               Perturbações do Comportamento
·               Consequências psicológicas do adoecer físico
·               Dificuldades de realização na vida
·               Dificuldades no estudo e no trabalho
·               Problemas de relacionamento
·               Necessidade de melhor conhecimento de si próprio
·               Problemas sexualidade
·               Ideação Suicida
·               Dependências
·               Entre outros ...
 COMO FUNCIONA o atendimento à distância (online)?
1.            A consulta online é realizada por mim, Maria de Jesus Candeias, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta Psicanalítica Relacional, Reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula Profissional nº 5225.
2.            A consulta online pode utilizar os seguintes suportes à escolha do cliente:
·               Skype, Facetime, Whatsapp, MSN.
Da minha experiência, a conversação associada à imagem visual, é de facto  a mais eficaz, e aquela que mais promove a relação entre paciente e Psicoterapeuta, e é por  isso, que a videoconferência é a minha escolha preferencial.
·               Via Telefone-  Não obstante, e pontualmente, porque a cobertura de redes WI-Fi  nem sempre é  a melhor em todos os países, nomeadamente em alguns países africanos,  algumas sessões, e em caso de falha das comunicações, a sessão poderá ser substituida  por via telefone ou Whatsapp (sem imagem).  
·               Para marcar consulta deve enviar e-mail para jesuscandeias@gmail.com ou contactar para o 00 351 91 991 82 25 informando:
Nome e Idade | Motivo de consulta | Seus dias e horários disponíveis.
Todos os detalhes das sessões, nomeadamente as formas de pagamento, serão acordados posteriormente, pessoalmente, em privado, via email.
Confidencialidade
Tal como na situação face-a-face, o acompanhamento psicológico online é sujeito a critérios de confidencialidade que abrangem toda a informação trocada entre cliente e profissional. Porém, o uso de procedimentos electrónicos chama a atenção para alguns perigos involuntários que podem ocorrer:
·               O cliente pode acidentalmente enviar um e-mail confidencial para um outro destinatário. A solução é ter uma preocupação redobrada em verificar o endereço antes de fazer o envio do e-mail bem como reduzir ao mínimo o material de identificação constante no e-mail, ou encriptar a informação.
·               Acesso não autorizado ao e-mail do cliente potenciado pelo facto de que com frequência os computadores são partilhados. Ter por isso algum cuidado em não partilhar o computador com que este serviço é prestado ou ter especial cuidado se o tiver de fazer.
Resultados de alguns estudos e Fundamentação Legal
Alguns estudos têm observado que pode ser uma forma poderosa de intervenção, e um agente de mudança rápida e efectiva na vida da pessoa. Isto porque se tem observado que a modalidade online estimula intensamente a projecção e as características psico-dinâmicas da díade, o que estimula muito a eficácia e rapidez da intervenção (Suler, 1996).
Tem sido também constatado que as pessoas que comunicam online vão mais directamente ao assunto fulcral de suas preocupações, o que agiliza a intervenção. Vários estudos têm demonstrado a potencialidade desta área, revelando que esta abordagem clínica realizada com o suporte de Internet é mais eficaz do que o não tratamento e tão eficaz como a abordagem face-a-face (Emmelkamp, 2005; Eaton, 2005).
A psicologia online encontra-se internacionalmente devidamente enquadrada em termos legais. Profissionalmente ela é orientada pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO) e pela American Psychiatric Association.
A ISMHO foi fundada em 1997, tem como missão promover a compreensão, o desenvolvimento da comunicação online a nível da saúde mental, delineando um código de conduta a ser seguido por todos os profissionais que trabalham nesta área online. Possui um grupo de discussão de casos para aprofundamento do estudo de casos clínicos que usam o suporte online e aperfeiçoamento das metodologias de intervenção.
A APA/Div.46 refere-se à Media Psychology e foca-se no papel que os psicólogos têm nos vários aspectos dos média, rádio, televisão, cinema, vídeo, imprensa escrita e novas tecnologias. Desenvolve investigação sobre o impacto que os média têm no desenvolvimento humano, aprofunda o ensino, treino e prática da psicologia dos média, orienta eticamente os profissionais que trabalham neste âmbito.

Se este é o seu caso, e está a ponderar recorrer a esta modalidade de Psicoterapia envie um email para jesuscandeias @gmail, expondo a sua situação.
 Maria de Jesus Candeias, Psicoterapeuta Psicanalítica Relacional

1 comentário:

  1. Cara leitora, obrigada pelo seu contacto. Já deu o primeiro passo e mais importate: peir ajuda. Por lapso a sua mensagem foi apagada, no entanto espero que perceba que esta mensagem é para si. Se me enviar um email para jesuscandeias@gmail.com talvez possa orienta-la um pouco mais. Acredite, há sempre solução para tudo na nossa vida. Cuide de si. Cumprimentos. M. Jesus Candeias

    ResponderEliminar

Tristeza ou Depressão?

Artigo publicado in " Saúde Activa", Outubro de 2010, por Maria de Jesus Candeias, Psicoterapeuta A tristeza é uma reacção ...

Publicações mais lidas