CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL

CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL TELEMOVEL e WHATSAPP +351 91 991 8225

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Loucura?..Ou simplesmente diferente?


Hoje perdi-me no pensamento e na dor daqueles que chegam até mim no desespero e na agonía de serem e de se sentirem diferentes. Não é o ser diferente que lhes dói. O que lhes dói é a sensação de não serem respeitados na sua diferença, serem olhados como diferentes, incompreendidos, sentirem que não existe espaço nesta sociedade para existirem tal como são...são os loucos! Em agonía, tristes, muitos isolam-se no seu canto...

Foi perdida neles que me lembrei deste pequeno texto de um grande escritor, e que descreve muito bem o que é isto da loucura!

Talvez vos sirva de consolo...é apena uma questão de números!


“Loucura?! Mas afinal o que vem a ser a loucura?
Um enigma…Por isso mesmo é que às pessoas enigmáticas, incompreensíveis, se dá o nome de “loucos”.
Que a loucura, no fundo, é como tantas outras, uma questão de maioria.
A vida é uma convenção: isto é vermelho, aquilo é branco, unicamente porque se determinou chamar à cor disto vermelho e à cor daquilo branco.
É a gente de juízo…
Pelo contrário, um reduzido número de indivíduos vê objectos com outros olhos, chama-lhes outros nomes, pensa de maneira diferente, encara a vida de modo diverso. Como estão em minoria…são doidos.
Se um dia porém a sorte os favorecesse os loucos, se o seu número fosse o superior e o género da sua loucura idêntico, eles é que passariam a ser ajuizados: Na terra dos cegos, quem tem um olho é rei, diz o adágio: na terra dos doidos , quem tem juízo é doido, concluo eu.
O meu amigo não pensava como toda a gente…Eu não o compreendia: chamava-lhe doido…
Eis Tudo.”

Mário de Sá Carneiro, In "Loucura"

1 comentário:

  1. Cara amiga, um tema bem pertinente numa sociedade onde cada vez é mais dificil perceber a loucura que nos entra pela porta dentro todos os dias, pela televisão e jornais. Penso que estamos a caminhar para a loucura colectiva neste país de governantes loucos.

    Beijo

    Lidia

    ResponderEliminar

Programa Psicoterapêutico Especifico para Tratamento Perturbação Borderline e Risco suicidário em adolescentes e jovens adultos

  Este é um programa psicoterapêutico especifico para o tratamento de :  - Perturbação da Personalidade Borderline  - Comportamentos autoles...

Publicações mais lidas