CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL

CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL TELEMOVEL e WHATSAPP +351 91 991 8225

sábado, 7 de fevereiro de 2009

A nossa turma


Caros amigos,
Quero-vos apresentar um "grupo muito especial". São os meus alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos de Agente em Geriatria, a decorrer na Cidade de Évora.
Este Curso é Promovido pelo IED ( Instituto de Estudos para o Desenvolvimento) e é financiado pelo POPH - Programa Operacional do Potencial Humano e pelo Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu .
E Quero aproveitar para lhes dizer aqui, (acho que eles já sabem disso!!) o quanto tenho aprendido com eles, coisas que me têm feito pensar, sentir, e acreditar que sempre vale a pena!
Vou-vos confessar uma coisa: Não gosto muito de me levantar muito cedo! É difícil! Mas quando vou para aí às quintas feiras Tenho de me levantar-me às 5 e meia da manhã, e acreditem é um suplício! Mas sabem, tudo muda quando chego perto de vocês! Quando começamos às nove da manhã, e começamos a conversar, e vocês começam a trazer os vossos porquês, as vossas dúvidas, muitas vezes os vossos problemas e a pensarmos no que é isto da mente humana, e nos começamos a tentar entender enquanto ser humanos muito complexos, então uma sensação de prazer invade-me, e ultrapassa de longe o meu cansaço! Naquele momento torna-se claro para mim porque estou ali! Porque quero estar convosco!
Temos rido, chorado, mas sobretudo temos aprendido a partilhar e a sentir que não estamos sós!
Espero, além de vos ensinar a compreenderem melhor o que é ser velho, como pensam, os seus sentimentos, medos e receios, Espero Ajudar-vos também, a vós como seres humanos a compreenderem-se melhor, a entenderem os vossos sentimentos e emoções, a prepararem melhor a vossa própria velhice, e PRINCIPALMENTE A SEREM PESSOAS MAIS SATISFEITAS COM A VIDA.
Chegar a vós , sentir que vos pôde ser útil nalgum momento das vossas vidas é seguramente o meu maior sucesso!
Bem hajam por se terem cruzado na minha Vida!
Maria de Jesus Candeias

3 comentários:

  1. Olá cara amiga e colega. Uma das coisas boas da Formação é de facto o clima de ajuda que se estabelece entre os elementos do grupo. Gostei de ter ver.

    Abraço

    Lidia

    ResponderEliminar
  2. Drª Maria de Jesus
    Foi com muita surpresa minha!! que ao aceder a seu Blog. vi a foto do nosso Grupo.
    Nele li frases que me fizerem relembrar, como foi o meu dia de hoje. Graças á sua forma de nos explicar e nos ensinar, coisas que por vezes nós não temos a precessão, do que podemos fazer para ajudar o próximo. Eu hoje me lembrei da senhora, quando a minha irmã me telefonou depois de termos estado juntos no Lar a ver a minha mãe. Eu vim embora mais cedo, ficando a minha irmã mais 1 hora aproximadamente. Enquanto estivemos os três estava tudo bem, mas eu não sabia o que se tinha passado anteriormente á minha chegada. A minha mãe estava muito agressiva hoje e culpou a minha irmã de tudo e só a fazer queixas de tudo e de nada. Ao chegar a casa depois de fazer algumas coisas, a minha irmã me telefonou arrasada, confusa e sem saber o que fazer. Foi por esse motivo que me lembrei da senhora, tudo o que nos ensina e da forma de explicar claramente o que temos que resolver no nosso passado, para conseguir melhorar o nosso presente e Futuro. Foi nesse seu ensinamento: que eu consegui que a minha irmã se acalma-se, e lhe expliquei por qual o motivo do comportamento da minha mãe hoje. Falámos quase uma hora ao telefone, mas consegui explicar e acalmar a minha irmã. A senhora já sabe como eu sou e quais as minha forma de ver a Vida, mas nem sempre se sabe de tudo... eu consegui transformar o impossível no tolerante.
    O seu suplicio é o nosso ensinamento, por isso eu lhe quero agradecer por esse seu suplicio.
    Muito obrigado por tudo….

    Zé Manuel Mendes

    ResponderEliminar
  3. Olá José Manuel,

    Só queria corrigir que não é o estar convosco que é um suplicío, antes pelo contrário, é um enorme prazer.
    Acordar muito cedo, isso sim é me difícil, mas já aprendi a gerir isso, até porque nem tudo é fácil nesta vida.
    É bom saber que as coisas ficam dentro de vós. Essa é a grande aprendizagem.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Programa Psicoterapêutico Especifico para Tratamento Perturbação Borderline e Risco suicidário em adolescentes e jovens adultos

  Este é um programa psicoterapêutico especifico para o tratamento de :  - Perturbação da Personalidade Borderline  - Comportamentos autoles...

Publicações mais lidas