domingo, 1 de fevereiro de 2009

Avaliação Psicológica

A Entrevista de Avaliação e Diagnóstico visa a compreensão aprofundada do que se está a passar com o paciente. A 1ª entrevista (consulta) é habitualmente uma entrevista de avaliação e diagnóstico.
Só depois de termos ouvido atentamente a história de vida do paciente, as suas queixas e os seus pedidos é que podemos decidir qual os instrumentos que deveremos utilizar para avaliarmos psicologicamente o paciente.

A Avaliação Psicológica utiliza-se de um conjunto de instrumentos psicométricos que nos permite aferir acerca das competências cognitivas, personalidade, funcionamento mental do paciente.

No fim das entrevistas de avaliação, o psicólogo estará apto a fornecer um diagnóstico dos problemas /dificuldades a nível psíquico existentes ou a assegurar que não se justifica intervenção Psicoterapêutica devida à inexistência dos mesmos.

Algumas das áreas de avaliação psicológica em que temos desenvolvido vários trabalhos:

Despiste psicopatológico genérico - nesta avaliação o psicólogo fará uma serie de testes psicológicos ao paciente com o intuito de excluir a possibilidade dela sofrer de uma determinada dificuldade de desenvolvimento, emocional ou relacional.

Despiste psicopatológico detalhado - nesta avaliação o psicólogo fará uma serie de testes psicológicos ao paciente com o intuito de verificar se existe alguma perturbação. Adequado para situações em que o cliente apresenta alterações ao nível do comportamento, sem que exista ainda uma hipótese de diagnóstico pré - estabelecida.

Despiste psicopatológico especifico - nesta avaliação o psicólogo fará testes psicológicos especificos ao paciente com o intuito de verificar se existe uma determinada perturbação como por exemplo, depressão, perturbação Bipolar, etc. Adequado para situações em que há uma hipótese diagnostica prévia.

Estudo do perfil do desenvolvimento em bebés - nesta avaliação o psicólogo fará um estudo aprofundado do desenvolvimento psicomotor, dos padrões emocionais, relacionais e vinculativos do bebé. Adequado para situações em que haja suspeita de perturbação severa do desenvolvimento como por exemplo, autismo.

Estudo do perfil do desenvolvimento em crianças - nesta avaliação o psicólogo fará um estudo aprofundado do desenvolvimento psicomotor, das competências emocionais e sociais, assim como os processos de aprendizagem dominantes. Adequado para alertar os pais para as áreas de desenvolvimento do seu filho que estão hiper-estimuladas e das que estão pouco estimuladas. Com este perfil os pais poderão ficar a saber se o desenvolvimento dos seus filhos se está a processar de forma equilibrada em todas as áreas.

Estudo psicodinâmico da personalidade do paciente - esta avaliação é habitualmente solicitada por outros técnicos, nomeadamente outro psicólogo, psiquiatra que pretende ter dados concretos e objectivos, numa perspectiva psicodinâmica, sobre a personalidade de uma determinada paciente que está acompanhar psicoterapeuticamente ou psiquiatricamente.

Estudo da ansiedade na criança - esta avaliação visa medir os níveis de ansiedade que a criança vive e que podem estar relacionados com outras problemáticas. Adequado para crianças que apresentam um comportamento agitado, irrequieto, dificuldade em conter as suas emoções, choro ou riso fácil, dificuldades ao nível do sono, da contenção dos esfíncteres, etc.

Despiste de Depressão em Crianças - esta avaliação é adequado para crianças que apresentam sintomas como tristeza, apatia, perturbações no sono, alimentação, etc.

Estudo de Crianças Sobredotadas - esta avaliação é adequado para crianças com suspeitas de sobredotação.

Despiste de Perturbação por Deficit de Atenção com Hiperactividade - esta avaliação é adequado para crianças que apresentam uma agitação psicomotora intensa, com concomitantes dificuldades de aprendizagem, problemáticas ao nível da quantidade e qualidade do sono, etc.

Estudo da Maturidade da Criança para Ingresso Antecipado na Escola - esta avaliação é adequado para situações em que a criança pode entrar para o ensino primário antes da idade estipulada por lei. Estudo dos recursos psicológicos implicados na aprendizagem.

Estudo da Socialização - esta avaliação é adequada para crianças que apresentam dificuldades ao nível do seu processo de autonomia e socialização, sobretudo em crianças com idade escolar. São avaliados os valores pessoais, interpessoais, a agressividade, etc.

Avaliação do Potencial de Aprendizagem - esta avaliação é adequada para o estudo das áreas de aprendizagem de maior potencial e aptidão.

Despiste de Causas de Insucesso Escolar: Dificuldades de Aprendizagem - esta avaliação é adequada para crianças que apresentam baixo rendimento escolar com concomitantes dificuldades na aprendizagem. Estudo completo das possíveis causas que motivam o insucesso escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tristeza ou Depressão?

Artigo publicado in " Saúde Activa", Outubro de 2010, por Maria de Jesus Candeias, Psicoterapeuta A tristeza é uma reacção ...

Publicações mais lidas