CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL

CONSULTAS ONLINE E PRESENCIAL TELEMOVEL e WHATSAPP +351 91 991 8225

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Psicoterapia com Crianças

Os primeiros anos de vida de uma criança são caracterizados por aquisições, evoluções e desenvolvimentos extremamente rápidos. De um mês para o outro, os pais observam novas competências e estão permanentemente inquietos para descobrir como é o seu filho e como vai ser no futuro. Pequenos atrasos no desenvolvimento ou simplesmente uma certa lentificação do desenvolvimento de certas competências pode gerar ansiedades fortes nos pais que temem que o seu filho "não seja normal".
A psicologia da infância é uma área da psicologia que possuí profundos e sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e o psicólogo pode, mediante a observação e interacção com uma criança (brincando com ela), perceber se o seu desenvolvimento se está a processar dentro dos parâmetros esperados, se está lentificado ou pelo contrário acelerado . Para além dos problemas de desenvolvimento as crianças podem apresentar uma série de outras dificuldades que são também facilmente identificadas por um psicólogo devidamente treinado ou até mesmo pelos familiares e/ou professores.
Apresentamos de seguida algumas das dificuldades que podem ser sentidas pelas crianças e devem ser alvo da atenção (e eventualmente psicoterapia) de um psicólogo:
Problemas relacionados com a aquisição da fala ou da marcha
Problemas relacionados com o controle dos esfíncteres
Problemas do sono - pesadelos e insónias
Problemas relacionados com o desempenho escolar
Problemas relacionados com a alimentação
Problemas de comportamento - Agressividade e violência
Medos e ansiedade (fobias e ansiedade)
Tristeza, apatia e indiferença (depressão)
Problemas com a integração num grupo de amigos
Numa fase inicial proceder-se-à a uma avaliação psicológica da criança de forma a fazer uma avaliação das competências cognitivas da criança assim como do seu desenvolvimento e do seu funcionamento mental.
Após esta avaliação será então decidida a terapêutica mais indicada para a criança.
A Ludoterapia é um processo terapêutico indicado para os mais pequeninos. Baseia-se no brincar e tem como objectivo a resolução das dificuldades que estão na origem dos aspectos patológicos que levam ao adoecer psíquico.Pode ser indicada em dificuldades relacionais, problemas de comportamento, enurese e encoprese, ansiedade, fobias, depressão etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Programa Psicoterapêutico Especifico para Tratamento Perturbação Borderline e Risco suicidário em adolescentes e jovens adultos

  Este é um programa psicoterapêutico especifico para o tratamento de :  - Perturbação da Personalidade Borderline  - Comportamentos autoles...

Publicações mais lidas